Relator inclui porte de armas para agentes penitenciários na MP 615

Da Agência Câmara Notícias

prisãoPedido de vista adiou a votação do relatório para esta quarta-feira (28). Entre outras emendas, também foi incluída no relatório da Medida Provisória a possibilidade de a licença para exploração de serviço de táxi ser transmitida para os familiares.

O relator da Medida Provisória (MP) 615/13, senador Gim (PTB-DF), apresentou nesta terça-feira (27) seu parecer à medida que regulamenta o mercado de pagamento eletrônico e autoriza socorro financeiro a produtores de cana-de-açúcar do Nordeste.

O senador acatou diversas emendas e sugeriu outras, entre as quais está a permissão para que agentes penitenciários portem armas fora do serviço e a possibilidade de a licença para exploração de serviço de táxi ser transmitida para os familiares.

Após a apresentação do relatório, foi concedida vista aos parlamentares integrantes da comissão mista que analisa a MP. Nova reunião foi convocada para esta quarta-feira (28), às 14h30, para a votação do relatório.

Produtores de cana-de-açúcar
Originalmente, a MP 615/13 autoriza o pagamento de subvenção econômica aos produtores da safra 2011/2012 de cana-de-açúcar e de etanol da região Nordeste afetados por condições climáticas adversas e o financiamento da renovação e implantação de canaviais com equalização da taxa de juros.

O relatório do senador estende os benefícios aos produtores do Paraná e estabelece condições mais favoráveis também para os produtores que estão com suas contas em dia. A subvenção será de R$ 12 por tonelada de cana-de-açúcar – respeitado o limite de dez mil toneladas. O senador Gim argumenta que o estado do Paraná também foi severamente afetado pelas geadas em seus canaviais na mesma safra, de modo que se justifica incluí-lo na subvenção.

Os produtores de cana-de-açúcar do Nordeste que permaneceram com os pagamentos em dia apesar da seca também podem ser beneficiados caso seja mantida modificação feita pelo relator: os prazos de pagamentos de seus empréstimos são prorrogados e as taxas de juros são equiparadas às praticadas hoje – caindo de 8,75% ao ano para 3% ao ano. O objetivo, segundo o senador, é “contribuir para que esses produtores se mantenham nas suas regiões na condição de produtores rurais adimplentes”.

Pagamento eletrônico
A maior parte do texto original da MP 615/13 é destinada a regulamentar o mercado de pagamento eletrônico. Assim, são incluídos no Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), que é regido pela lei 10.214/01, os arranjos e empresas de pagamento que prestam serviço nessa área, como cartões de pagamento, moedas eletrônicas e transações de pagamento feitas por celular, por exemplo. Por outro lado, as instituições que trabalharem com essas modalidades ficam proibidas de exercer atividades típicas dos bancos, como conceder empréstimos.

A MP estabelece objetivos e princípios para esse mercado, entre os quais se destaca a interoperabilidade, isto é, o compartilhamento de estruturas e dados, o que facilita a entrada de novos competidores no setor; a previsão da transferência de saldo entre serviços diferentes; e o atendimento aos interesses dos clientes, especialmente a liberdade de escolha, a transparência e a privacidade.

O Ministério das Comunicações, a Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel), o Banco Central e o Conselho Monetário Nacional (CMN) poderão incentivar o uso de celulares e outras formas de comunicação na realização de pagamentos.

Setor Elétrico
Outro ponto que consta da MP original é a autorização para que a União emita títulos da Dívida Pública no valor máximo dos créditos da Eletrobras contra a Itaipu Binacional em favor da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).

Porte de armas
Guardas prisionais, agentes penitenciários e integrantes das escolta de presos poderão ser autorizados a portar, fora de serviço, armas de fogo de propriedade particular ou fornecidas pela respectiva corporação ou instituição. A autorização é uma antiga reivindicação da categoria. Os agentes argumentam que são vítimas de perseguição nas ruas em razão das funções que desempenham.

Herança da permissão para taxistas
O direito à exploração do serviço de táxi poderá ser transferido por herança, valendo apenas pelo prazo original da concessão. O objetivo, de acordo com o relator, é amparar as famílias dos taxistas, que podem ficar sem recursos financeiros com a morte do detentor da licença.

Essa medida chegou a ser aprovada pelo Congresso Nacional, e vetada pela Presidência da República, em outras duas ocasiões. Desta vez, de acordo com o senador Gim, o texto não entra no âmbito dos municípios, de modo que poderá finalmente ser sancionado.

Exploração de trailers e quiosques
Providência semelhante é tomada em relação à exploração de quiosques, trailers e bancas em áreas públicas: no caso da morte do titular, o direito será transferido aos parentes mais próximos. No entanto, a emenda especifica que isso não constituirá herança.

Violência contra a mulher
A fim de favorecer o combate à violência contra a mulher, emenda à MP 615/2013 autoriza a Secretaria de Políticas para as Mulheres, da Presidência da República, a contratar o Banco do Brasil para atuar na gestão de recursos, obras e serviços relacionados a projetos da rede integrada e especializada para atendimento da mulher vítima de violência.

Por sua vez, o Banco do Brasil é autorizado a utilizar o regime diferenciado de contratações públicas (RDC), que simplifica o processo de licitação, para adquirir os bens ou contratar os serviços e obras necessários.

Timemania
Duas emendas tratam da Timemania, programa criado pelo governo federal para ajudar os clubes de futebol a quitarem suas dívidas por meio de uma loteria específica. Uma delas estabelece que a exclusão dos clubes inadimplentes se dará somente após não atendimento de intimação (hoje a exclusão é automática); a outra, permite o retorno dos clubes excluídos ao programa, desde que quitem até o fim de 2013 seus débitos com a Timemania.

Desoneração da Folha de Pagamentos
Conforme emenda à MP 615/13, empresas de varejo que vendem apenas na internet, por telefone ou catálogo são excluídas do regime de desoneração da folha de pagamentos, que determina o pagamento de contribuição sobre o valor da receita bruta (1% no caso do varejo), em vez de baseado no número de empregados. De acordo com o relator, como essas empresas têm poucos funcionários, isso as prejudica.

Contran
A composição do Conselho Nacional de trânsito (Contran) poderá ser modificada. Passarão a integrá-lo, caso seja aprovada emenda à medida provisória, um representante do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; e um da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Documentos digitalizados
O Projeto de Lei de Conversão (PLV) que substituirá a MP 615/13 estabelece que documentos digitalizados terão o mesmo valor legal que o documento original no âmbito das transações financeiras e do processo administrativo fiscal.

Regularização fundiária no Distrito Federal
Por fim, o senador Gim incluiu na MP a regularização de áreas ocupadas no Distrito Federal por entidades de assistência social, de educação e por templos religiosos. As informações são da Agência Câmara Notícias.

Anúncios

Uma opinião sobre “Relator inclui porte de armas para agentes penitenciários na MP 615

  1. Não nos esqueçamos dos políticos (presidente, governador, deputados federais/estaduais, senadores, ministros) que estão do nosso lado. Por nossa luta, por nossas vidas, na hora do voto. Principalmente, não nos esqueçamos DAQUELES (presidente, governador, deputados federais/estaduais, senadores, ministros) QUE FORAM CONTRA, a exemplo de nossa presidente, e outros. Vamos retribuir NAS URNAS, os apoios e as negativas aos nossos direitos,,, direito a proteção as nossas vidas e de nossos familiares, nossa PEC 308/04, A PEC 300. PEC dos policiais e bombeiros, QUEM ESTA CONOSCO, ESTAREMOS COM ELES. QUEM ESTÁ CONTRA AS FORÇAS DE SEGURANÇA PÚBLICA DO PAÍS… PODE TER CERTEZA, NÃO CONTEM CONOSCO.

    ESTÁ DADO O RECADO

    Curtir

Os comentários são de única responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do editor do blog. Se achar algo que viole nossos termos de uso, nos avise.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s