Conheça o Museu da Polícia Civil de São Paulo; entrada é gratuita

Do Portal do Governo do Estado de SP

Acervo conta a história da instituição e dos casos criminais mais famosos

Desde 1930, o Museu da Polícia Civil ou Museu do Crime reúne documentos históricos, fotos e objetos de diversos casos de repercussão nacional. Além disso, ainda há os apetrechos e equipamentos que também contam a trajetória da própria Polícia Civil. A entrada é gratuita.

Com uma média mensal de mil visitantes, o acervo é dividido entre crimes sexuais, patrimoniais e chacinas. É possível conferir fotos e histórias como a de Chico Picadinho, Maníaco do Parque e Bandido da Luz Vermelha, por exemplo.

As peças mostram, com exemplos reais, a dinâmica das investigações no combate ao crime ao longo dos anos, o que permite entender mais da formação e estruturação da maior polícia judiciária do país.

O museu conta também com facas, revólveres, espingardas e metralhadoras, tanto encontradas em cenas de crimes, como as utilizadas pelos agentes desde os anos 50. Uma coleção de diversas viaturas antigas, incluindo o clássico fusca preto e branco.

Caso histórico
Um dos objetos mais memoráveis é a mala, utilizada em 1928, por um homem que matou e esquartejou a esposa. Na época, desconfiado de uma traição, o assassino serrou o corpo da mulher e tentou enviar os pedaços para a França como bagagem em um barco. Ele foi descoberto e preso antes que conseguisse despachar a mala. As informações são do portal do Governo do Estado de São Paulo.

SERVIÇO
Museu da Polícia Civil
Praça Reynaldo Porchat, nº 219, Portão 1 da Cidade Universitária, Butantã, zona oeste de São Paulo.
(11) 3468.3360
Apenas pessoas maiores de 16 anos podem entrar
Visitação gratuita

[Foto: Chello Fotógrafo/SSP]

Uma opinião sobre “Conheça o Museu da Polícia Civil de São Paulo; entrada é gratuita

  1. JÁ VISITEI UMA VEZ O MUSEU DO CRIME E DESEJO VISITAR DE NOVO GOSTEI FUI COM A ESCOLA EM PASSEIO A PRIMEIRA VEZ AGORA QUERO LEVAR A MINHA FAMÍLIA JUNTO PARA CONHECER !

    Curtir

Os comentários são de única responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do editor do blog. Se achar algo que viole nossos termos de uso, nos avise.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s