Polícia Civil de SP detém dupla e esclarece morte de delegado

Os delegados Arlindo José Negrão Vaz, Marcelo Bianchi e Luiz Fernando Lopes Teixeira

Os delegados Arlindo José Negrão Vaz, Marcelo Bianchi e Luiz Fernando Lopes Teixeira

Do portal da SSP/SP

A Polícia Civil esclareceu a tentativa de assalto que terminou com a morte do delegado José Antonio do Nascimento, ocorrida no dia 14 de janeiro, em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo. Os dois autores do crime foram detidos, um deles é um adolescente de 16 anos.

O delegado Marcelo Bianchi, assistente da 3ª Delegacia de Repressão a Homicídios Múltiplos do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), confirmou que os dois suspeitos, de 16 e 21 anos, são os responsáveis pela morte do delegado.

“Por meio de imagens de câmeras de segurança, descobrimos que a dupla praticava roubos na região frequentemente e concluímos que se tratava de um latrocínio”, afirmou Bianchi.

O maior pilotava uma moto enquanto o adolescente, que estava na garupa, atirou contra o delegado quando ele tentou reagir ao assalto sem sucesso. Os criminosos se assustaram com a reação da vítima e fugiram a pé para uma rua próxima, onde abandonaram os capacetes e a arma.

A partir da identificação da moto utilizada no crime, a polícia chegou aos dois suspeitos. O menor já tinha quatro passagens pela polícia e havia saído recentemente da Fundação Casa.

O maior foi detido no dia 27 de janeiro e cumpre prisão temporária de 30 dias. O adolescente foi apreendido nesta sexta-feira (19).

A arma utilizada no crime

“Um morador da área onde os criminosos deixaram a arma pegou o objeto e escondeu, provavelmente, com a intenção de vender depois”, contou o delegado. Quando o homem soube que a vítima era um delegado, entrou em contato com um oficial da PM e pediu ajuda para se livrar do objeto. Eles fizeram uma denúncia ao 190 falando sobre a localização da arma.

O homem e o PM foram indiciados por porte de arma. Bianchi esclareceu que os dois não têm participação direta no crime. Além do indiciamento pela Polícia Civil, o oficial também vai responder por prevaricação na Justiça Militar.

O delegado Bianchi passou detalhes das investigações em coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (22). Também participaram da coletiva os delegados Arlindo José Negrão Vaz, titular da Divisão de Homicídios do DHPP, e LuIz Fernando Lopes Teixeira, titular da 3ª Delegacia de Repressão a Homicídios Múltiplos.

O caso

O delegado José Antonio do Nascimento, que era titular do 90º Distrito Policial (Parque Novo Mundo), foi baleado no dia 14 de janeiro durante tentativa de assalto na esquina da Estrada das Lágrimas com a Avenida Guido Aliberti, em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo.

A vítima estava com seu veículo parada no farol vermelho quando dois assaltantes se aproximaram em uma moto preta, na direção contrária. Percebendo a possível tentativa de roubo, o delegado tentou reagir, mas não conseguiu.

O adolescente, que estava na garupa, disparou três vezes contra a vítima, atingindo-a uma vez no peito e duas na cabeça. O delegado morreu no local.

José Antonio tinha 19 anos de carreira e já havia trabalhado no Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap), Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), Departamento Estadual de Prevenção e Pressão ao Narcotráfico (Denarc) e no DHPP. As informações são do portal da Secretaria de Estado da Segurança Pública de São Paulo (SSP/SP).

[Foto: Divulgação/SSP/SP]

2 opiniões sobre “Polícia Civil de SP detém dupla e esclarece morte de delegado

  1. Meus efusivos cumprimentos ao digno e proficiente Delegado de Polícia, Dr Marcelo Bianchi e Equipe, pelo brilhante trabalho investiga tório desenvolvido.

    Curtir

Os comentários são de única responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do editor do blog. Se achar algo que viole nossos termos de uso, nos avise.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s